Curso de Libras é iniciado e capacita colaboradores para atendimento especializado

O atendimento humanizado é uma tecla que vem sendo batida nos últimos anos como essencial para o primeiro contato e a satisfação do cliente, e a Unimed Catanduva está sempre comprometida em incluir e preparar os seus colaboradores para que ofereçam o melhor atendimento para seus beneficiários. Com isso, teve início a turma de Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizado e ministrado pela assistente social, Melina Borges.

Até o momento são 30 colaboradores divididos em duas turmas. O curso é realizado aos sábados, das 8 às 12 horas, no auditório da Unimed Catanduva. “As aulas são voltadas para o atendimento básico a pessoa surda”, completou Melina.

Para os colaboradores, as aulas são dinâmicas e desafiadoras. “Minha namorada sempre me incentivou a fazer o curso de Libras, porém, não tinha como conciliar trabalho e faculdade. Agora que surgiu a oportunidade, me inscrevi e estou gostando. O modo que foi apresentado na primeira aula me encantou – é um desafio, mas vamos superar”, disse o estagiário de Recursos Humanos, Edson Mancini Júnior, que também é recrutador da cooperativa e viu o curso como uma oportunidade de agregar em seu meio de trabalho. “É importante estarmos capacitados agora, pois assim vamos acolher um possível colaborador com deficiência”, completou.

Para quem é responsável pelo primeiro contato dos colaboradores na sede, as recepcionistas estão confiantes em aprender Libras. “A primeira aula foi muito legal e esperamos aperfeiçoar para conseguirmos nos comunicar em outros ambientes, além da recepção”, disse a recepcionista Jaqueline Argolo. Para a recepcionista Naiara Alonso, a experiência enriquecerá na forma do atendimento humanizado. “O importante é conseguirmos nos comunicar e entender o beneficiário”, disse.

A participação dos colaboradores na primeira aula foi muito positiva. “Eles somaram o que aprenderam na palestra sobre sensibilização e buscaram colocar em prática na primeira aula”, disse Melina.

Palestra sobre Sensibilização

Antes do curso, os colaboradores interessados em aprender Libras, participaram da palestra “Atendimento de Qualidade a Pessoas com Deficiência”, realizado pelo Sescoop-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), com a palestrante Maria Aparecida Baptista Soler. “A palestra foi muito satisfatória, pois abordou detalhes que passam despercebidos no nosso dia a dia, mostrando questões além do atendimento a pessoas com deficiência, mas também da humanização”, disse Melina.

Os colaboradores que participaram da palestra, também se envolveram em dinâmicas de sensibilização. Andaram de olhos vendados pela sede, em dupla, no qual eles se dividiram na tarefa, e em seguida, também participaram de uma dramatização de atendimentos que poderiam ocorrer com pessoas com deficiência.

Hugo, o assistente virtual

No site da Unimed Catanduva (www.unimed.coop.br/catanduva) é possível ativar o assistente virtual para ler todas as informações na página. Ao abrir no navegador, só selecionar a aba na lateral direita, com um sinal de mãos, que o Hugo, o assistente virtual, se apresentará. Para fazer a leitura, basta clicar em cima do texto (uma seleção em amarelo aparecerá) e ele fará a tradução para Libras.

#PraCegoVer

Além disso, é possível acompanhar nas mídias sociais da Unimed Catanduva a hashtag #ParaCegoVer, uma parceria entre grandes empresas, incluindo a Unimed, em descrever imagens e cenários para cegos.

Fonte e fotos: Comunicação Unimed Catanduva

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